Jatobá (Hymenaea stigonocarpa) - Tesouros do Cerrado » Empório do Cerrado - Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado
Fachada

 

 

Granola

Tesouros do Cerrado

O Cerrado é a savana mais rica do mundo em biodiversidade, com 12 mil espécies identificadas, dispersas em 37 ambientes, formando um complexo vegetacional de múltiplas paisagens, que ocupa cerca de 36% do território brasileiro, considerando suas áreas de transição.
Conheça as riquezas do Cerrado:

Jatobá (Hymenaea stigonocarpa)

O nome popular "jatobá" é originário da língua guarani com o significado de "árvore de fruto duro". Com altura entre 15 e 20m e tronco que chega a 1m de diâmetro. Outros nomes para o Jatobá: jatobá-do-campo, jatobá-da-serra, jatobá-de-casca-fina, jataí.

Polpa: de cor esverdeada ou castanha clara tem aroma exótico. Quando raspada produz uma farinha que é utilizada em receitas de biscoitos, bolos, pães, doces e sorvetes. É um dos ingredientes da Granola do Empório do Cerrado. Alguns benefícios da farinha de jatobá na alimentação foram analisados em trabalho de formulação de biscoitos sem açúcar e fonte de fibras alimentares, para diabéticos ou pessoa sob restrição alimentar.

Como planta medicinal: diferentes partes da planta já eram usadas pelos povos indígenas do Brasil muito antes da chegada dos Portugueses, contra diarréia, tosse, bronquite, problemas de estômago e como cicatrizante. As folhas e a casca possuem um grupo de substâncias (terpenos e fenólicos) com propriedades antifúngicas, antibacterianas, moluscidas comprovadas em vários estudos. Do caule se extrai o vinho do jatobá, excelente estimulante e fortificante e pela exsudação nos frutos e caule produz uma resina sólida com propriedades medicinais.